quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Relatório de Visita técnica Adubos fosfatados


VALE FERT é uma empresa que transforma recursos naturais em nutrientes solúveis, ou seja, de forma em que possa ser absorvido pela planta.

            Os nutrientes são essenciais às plantas; a utilização destes no cultivo contribui com o desenvolvimento da agricultura, ajudando-nos a vencer o desafio de produzir mais alimentos com menor impacto ao meio ambiente.


Questões:

1)      Quantos % de P2O5 apresenta a rocha no momento da extração? E ao término do beneficiamento?

     No momento da extração a rocha fosfática apresenta 5% de P2O5 e ao término do processo apresenta 35%.

2)      Porque a indústria não fica próxima a área de exploração?

      Pois, a rocha em polpa é transportada via mineroduto até Uberaba.

3)      Qual a distância do mineroduto?

A distância é de 120 km da jazida de extração de Tapira- MG até Uberaba.

4)      Quais os produtos são produzidos pela empresa em Uberaba?

Ácido Sulfúrico
Ácido Fosfórico
Fosfato Bicálcico
Gesso
MAP
Superfosfato Triplo – TSP

5)      Qual a capacidade de produção de superfosfato triplo, simples e MAP?
       
TSP (granulado)......................................................759.580 ton/ano
TSP (farelado).........................................................305.912 ton/ano
MAP (granulado).................................................... 875.595 ton/ano
MAP (pó) ............................................................... 42.921 ton/ano
 
·         Na unidade não é produzida o superfosfato simples.

6)      Qual a diferença na produção entre os três fertilizantes acima?

O superfosfato triplo é produzido a partir da reação do ácido fosfórico com a rocha fosfática.
O superfosfato simples é produzido a partir da rocha fosfática atacada com o ácido sulfúrico.
O MAP é produzido a partir da reação do ácido fosfórico com a amônia.

Fluxo de produção de fertilizantes - NPK


7)      Como o gesso é separado do superfosfato simples? Quanto deste produto é gerado pela indústria anualmente?
     
      O gesso é precipitado no momento em que a rocha fosfática é atacada pelo ácido sulfúrico. Anualmente é gerado 1.311.198 ton/ano de gesso pela indústria VALE.



8)      A empresa apresenta algum plano de investimento para o crescimento da produção de P2O5? Se sim em quanto?

Sim, no entanto seu crescimento depende da unidade de Patrocínio.






quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Importância da palhada em sistema de plantio direto



        O sistema plantio direto na palha é considerado o manejo mais sustentável e eficaz na conservação do solo, por todos os benefícios que promove em suas características químicas, físicas e biológicas, como a redução do impacto direto das gotas de chuva, aumento da infiltração da água, diminuição do escorrimento superficial, redução da amplitude térmica e manutenção da umidade, redução da infestação de plantas daninhas, aumento do teor de matéria orgânica, expansão da “janela de plantio”, redução no consumo de combustível e ciclagem de nutrientes, dentre outras vantagens que proporciona.
        A camada que cobre a superfície do solo atua dissipando a energia cinética da chuva e impedindo o impacto direto das gotas sobre o solo. Esse impacto é o inicio do processo de erosão do solo, que é responsável direto pela sua degradação e perda do potencial produtivo das culturas. 


Figura 1. Fases do processo de erosão. O impacto da gota de chuva sobre o solo desnudo (A) causa a fragmentação e formação de pequenas partículas (B) que bloqueia os poros e formam uma superfície selada (C). A água que escorre carrega partículas de solo que são depositadas nas partes baixas onde a velocidade da água é reduzida (D) (Derpsch et al. 1991).

        Essa cobertura do solo funciona também, como obstáculo ao escorrimento superficial da água, pois o contato da palha com a superfície do solo atua como uma barreira física ao livre deslocamento da água, aumenta a sinuosidade do fluxo e a oportunidade de infiltração no solo. Consequentemente, a palhada impede o arrastamento de partículas de solo pela enxurrada, dessa forma minimizando ou eliminando a erosão. 
        A palha protege a superfície do solo e, consequentemente, seus agregados da ação direta dos raios solares e do vento; diminui a taxa de evaporação, permitindo o aumento da infiltração e do armazenamento de água no solo e mantem a temperatura mais amena na camada mais superficial, reduzindo sua amplitude, e favorecendo o desenvolvimento de plantas e organismos do solo. A palha depositada sobre a superfície afeta significativamente o regime térmico do solo, principalmente pela reflexão e absorção da energia incidente, que relaciona-se à cor, tipo, quantidade e distribuição da palha.
Figura 2- Umidade do solo com solo coberto por palhada.


        Com a manutenção da palha sobre a superfície ocorrerá um processo de acúmulo gradativo de material orgânico no solo com o transcorrer do tempo. A partir de determinado momento, quando a taxa de adição deste material orgânico superar a taxa de decomposição, a concentração de matéria orgânica tenderá a aumentar, resultando no aumento da fertilidade do solo e aumento de energia para ao microorganismos, aumentando a atividade microbiana . Como resultado  da maior concentração de nutrientes nas camadas superficiais e do maior teor de  matéria orgânica, haverá aumento na eficiência de uso dos nutrientes, o que em  muitas situações possibilitará redução nas dosagens dos adubos. 

Figura 3- Solo rico em Matéria Orgânica


        Sem dúvidas a maior contribuição oferecida pela palha para o solo e o sistema produtivo está no aumento dos teores de carbono no solo e consequentemente na matéria orgânica. O aumento da matéria orgânica do solo reflete-se diretamente em indicadores de Fertilidade como a CTC, em aspectos físicos como retenção de água e menor temperatura do solo, resultando em melhor aproveitamento dos nutrientes oriundos de adubos e maior produtividade das culturas.